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Palestra sobre Indicadores de Desempenho

É sempre uma satisfação compartilhar conhecimentos na área de Gestão. Desta vez ministramos palestra sobre os pressupostos para implantação de um sistema de Indicadores de Desempenho.

A palestra fez parte do evento “III – Semana de Estudos Acadêmicos” das Faculdades Integradas Campos Salles (São Paulo SP).

O ambiente complexo das organizações

O tema apresentado aborda a dinâmica das mudanças  no contexto das organizações, considerando a evolução das mídias digitais e sua influência no comportamento social e de consumo dos indivíduos. Não só as grandes empresas, como Coca-cola, Carrefour, Xerox, são obrigadas a rever seus produtos e suas estratégias, mas, também, os pequenos empreendedores estão percebendo o impacto da atuação dos aplicativos para smartphones, em segmento de serviços como: salão de beleza, transporte urbano (taxi), consulta médica e outros.

Esse ambiente dinâmico e complexo, exige dos gestores maiores competências e mais efetividade no processo de decisão, e para que isso seja possível, a matéria prima básica é a informação e o conhecimento. Nesse ponto, entra em cena o sistema de Indicadores de Desempenho, o qual deve ser cuidadosamente planejado, desenvolvido e implantado.

Pressupostos para a criação de indicadores

A criação de um sistema de indicadores deve ser antecedida por algumas etapas que, se não forem adequadamente trabalhadas, poderão comprometer a eficácia e a perpetuação do sistema.

Um dos pressupostos está relacionado com o fato de que os indicadores fazem parte de um processo de comunicação e, sendo assim, deve estar claramente definida qual é a mensagem (o quê se pretende comunicar), quem é o destinatário (para quem é a mensagem) e qual é o objetivo (qual é a intenção de quem emite a mensagem).

Outro pressuposto, diz respeito ao uso dos indicadores como métricas para alinhamento dos planos estratégicos com os planos e ações nos níveis tático e operacional.

Da mesma forma, podemos entender como pressuposto, a participação da equipe na formação dos critérios para criação dos indicadores. Essa participação gera compromisso com a qualidade e uso dos indicadores.