0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A importância das habilidades em comunicação

No contexto das empresas, podemos entender como “gestor”, a pessoa que mobiliza os recursos para transformar planos em resultados. Esta simples definição já demonstra a dimensão da importância da função do “gestor” e de suas habilidades em comunicação.

Fonte: Project Management Institute, Inc,

Fonte: Project Management Institute, Inc,

Quando mencionamos a mobilização de recursos, estamos nos referindo aos recursos humanos, financeiros, materiais e tecnológicos (conhecimento). No entanto, sabemos que

a complexidade maior reside no relacionamento com as pessoas (como obter delas o empenho e o compromisso com os objetivos organizacionais?), e nesse ponto surge, dentre outras, a necessidade do desenvolvimento de habilidades e competências em comunicação e relacionamento interpessoal.

Nesse sentido, um estudo publicado pelo Project Management Institute – PMI (2013) sobre “O papel essencial da comunicação”, revela que organizações comunicadoras altamente eficazes possuem mais projetos bem-sucedidos.

O mesmo estudo aponta que 55 por cento dos gerentes de projetos concordam que a comunicação eficaz é o fator de sucesso mais crítico no gerenciamento de projetos.

Competências do Gestor para engajar liderados

Sobre o mesmo tema, em outro estudo realizado pelo Brazilian Management Institute – BMI (2015) em parceria com a Toledo & Associados, foram ouvidos 100 executivos de grandes e médias empresas dos segmentos da indústria, varejo e serviços no Brasil. Para eles, dentre os principais desafios dos gestores na atualidade estão: capacidade de engajar e motivar os liderados; e melhorar a comunicação e manter o feedback constante.

Percebe-se que, seja ele um Diretor, Gerente, Supervisor, Coordenador, Líder, ou qualquer outra nomenclatura adotada, parece ser incontestável a relevância do papel do gestor, e de suas habilidades em comunicação para a “adequada” transformação dos objetivos estratégicos da empresa em planos operacionais e ações a serem executadas no dia a dia com a equipe.

Levando-se em conta os elementos do modelo básico da  comunicação  (emissor -> canal -> codificação -> mensagem -> decodificação -> receptor), na condição de “receptor” de mensagens, o gestor precisa ter conhecimentos e habilidades para saber ouvir, perceber, questionar, entender e assimilar os objetivos e planos gerais estabelecidos pela alta direção.charge-habilidades em comunicação

Por conseguinte, na condição de “emissor” de mensagens, o gestor deve ser capaz de retransmitir as informações e orientações, levando em conta as características da equipe e fazendo uso de uma estratégia de comunicação que lhe permita usar os recursos mais apropriados para obter das pessoas, o compromisso, o engajamento e as atitudes desejadas.

Diante desse contexto, podemos considerar absolutamente imprescindíveis ao gestor, o desenvolvimento de habilidades em comunicação, com conhecimentos e competências em temas como: a automotivação; as variáveis complexas da comunicação; comunicação assertiva; expressão verbal; comunicação em mídias digitais; comunicação entre gerações X, Y e Z; inteligência emocional; coaching; conhecimento compartilhado e redes sociais corporativas.

Por fim, apenas a título de reflexão, imaginemos o que acontece nas empresas cujos gestores não desenvolvem competências específicas em comunicação e relacionamento interpessoal.

Jairo Duarte