Gestão e Governança Condominial

0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O Condomínio

O condomínio edilício caracteriza-se pela existência de uma propriedade privada, conjugada com uma propriedade de domínio comum. Cada condômino detém, de forma exclusiva, a propriedade sobre uma, ou mais, unidade autônoma, e de forma conjunta, de acordo com a sua fração ideal, a propriedade sobre as partes comuns (corredores, áreas de lazer, telhado, área de circulação etc.) e sobre o terreno da edificação (edilício).

Gestão

Todo e qualquer grupo social pressupões alguma organização para atingir seus objetivos e suprir suas necessidades.

No caso do condomínio, pode-se dizer que os objetivos e necessidades dos condôminos e moradores estão relacionados com a boa convivência; manutenção e valorização do patrimônio; e preservação da segurança dos moradores.

Cabe aos Síndico, no papel de gestor principal, mobilizar os recursos para alcançar os objetivos e necessidades demandadas pela legislação pertinente e pela massa condominial que o elegeu.  

Gestão e Governança Condominial

 É o conjunto de práticas adotadas pelos condomínios, visando uma gestão eficaz das questões administrativas e financeiras que envolvem os condôminos, conselheiros, síndico, subsíndico, empregados, fornecedores e empresa “administradora”.

As práticas de governança tem a finalidade de reduzir os riscos e garantir o investimento mínimo necessário para a manutenção e preservação do patrimônio dos condôminos.

Jairo Duarte

Adaptação da definição de Governança Corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa